Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial

Projetos concluídos

1) Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato nº DIL/0034/21 “Desenvolvimento e acompanhamento da implementação de um plano de readequação do sistema de transporte coletivo do município de São José do Rio Preto”, por mais 02 (dois) meses, contados de 08/02/2022”.

2) Alcoa Alumínio S/A
Objetivos: “As partes resolvem prorrogar a vigência do contrato “A conjugação de esforços e realização de atividades conjuntas entre a ALCOA e a FIPAI destinadas aos desenvolvimentos de materiais refratários para uso exclusivo da ALCOA, à transformação de resíduos industriais da ALCOA em produtos sustentáveis na cadeia de refratários e de recursos humanos capazes de transformar conhecimento em inovações reais”, pelo período de 03 (três) meses a contar de 31/03/2022. Portanto, o prazo de vigência contratual terminará em 30/06/2022″.

3) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS
Objetivos: “Dilatar o prazo do termo de cooperação nº 5900.0110410.19.9 “A união de esforços dos partícipes para o desenvolvimento do Projeto de P&D “Método não intrusivo para medir a vazão de gás baseado na propagação de sinais acústicos”, por mais 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos”.

4) Prefeitura Municipal de Cristalina
Objetivos: ”Assessoramento e elaboração do plano municipal de mobilidade urbana do município de Cristalina – GO”.

5) Universidade de São Paulo/Afinko Soluções em Polímeros Ltda
Objetivos: ”A prestação de serviço de caracterização termomecânica e reológica de diferentes amostras poliméricas”.

6) EMBRAER S/A
Objetivos: ”A prestação de serviço de projeto e ensaios de rotores”.

7) Tetra Mais Consultoria Ltda
Objetivos: “Prestação de serviço de Assessoria do Marcelo Montaño, docente do departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP no projeto Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do setor de exploração de minério de ferro no Estado de Minas Gerais, a ser realizada para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), sob o Contrato n. 9327467/2022, com prazo de execução de 14 meses, com início em julho/22 e término em agosto/23, considerando o seguinte escopo: Participação presencial no curso teórico-prático a ser será ministrado aos representantes do Governo Estadual envolvidos nos trabalhos da AAE e do PEM. O curso terá duração de 30h e em terá a participação do Marcelo Montaño, docente do departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP em um dos dias como docente, trazendo referências de AAE (Produto 1 – Etapa 1 da AAE – 40h); Assessoria na definição dos FCD (Fatores Críticos à Decisão), de seus critérios de avaliação e indicadores e revisão do relatório de enfoque (Produto 5.1 – Etapa 5 da AAE-16h; Assessoria na análise de tendências por FCD, segundo os critérios de avaliação e revisão do relatório de análise de tendências (Produto 6 – Etapa 6 da AAE- 16h); Assessoria na definição de opções de desenvolvimento, Diretrizes de Gestão e Planejamento e Diretrizes de Governança e revisão do Relatório de Avaliação e Diretrizes (Produto 7 – Etapa 7 da AAE-32h), para a empresa Tetra Mais Consultoria Ltda e/ou suas filiais e subsidiárias, regime do âmbito do direito civil”.

8) Tetra Mais Consultoria Ltda
Objetivos: “Prestação de serviço de Assessoria do Evandro Mateus Moretto, docente da Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH/USP) no projeto Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do setor de exploração de minério de ferro no Estado de Minas Gerais, a ser realizada para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), sob o Contrato n. 9327467/2022, com prazo de execução de 14 meses, com início em julho/22 e término em agosto/23, considerando o seguinte escopo: Participação presencial no curso teórico-prático a ser será ministrado aos representantes do Governo Estadual envolvidos nos trabalhos da AAE e do PEM. O curso terá duração de 30h e em terá a participação do Evandro Mateus Moretto, docente da Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH/USP) em um dos dias como docente, trazendo referências de AAE (Produto 1 – Etapa 1 da AAE – 40h); Assessoria na definição dos FCD (Fatores Críticos à Decisão), de seus critérios de avaliação e indicadores e revisão do relatório de enfoque (Produto 5.1 – Etapa 5 da AAE-16h); Assessoria na análise de tendências por FCD, segundo os critérios de avaliação e revisão do relatório de análise de tendências (Produto 6 – Etapa 6 da AAE- 16h); Assessoria na definição de opções de desenvolvimento, Diretrizes de Gestão e Planejamento e Diretrizes de Governança e revisão do Relatório de Avaliação e Diretrizes (Produto 7 – Etapa 7 da AAE-32h), para a empresa Tetra Mais Consultoria Ltda e/ou suas filiais e subsidiárias”.

9) Aeroalcool Tecnologia EIRELI /Universidade de São Paulo
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Convênio “Realização de pesquisa e desenvolvimento de um sistema de controle de conversores de potencia de um sistema de geração eólica que possui características específicas, projetados pela empresa Contratante”, por mais 04 (quatro) meses, contados de 19/08/2022”.

10) Companhia Paulista de Força e Luz/Companhia Piratininga de Força e Luz/Companhia Jaguari de Energia/RGE Sul Distribuidora de Energia S/A/Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP/Universidade de São Paulo-Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP/Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Objetivos: ”O desenvolvimento do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “PA3085 – Requisitos mínimos de funções de proteção anti-ilhamento e de curvas de regulação de geradores distribuídos”.

11) Universidade de São Paulo
Objetivos: ”O presente convênio tem por objeto a colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Especialização em “Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais”, a ser ministrado de 15/02/2021 a 15/01/2023, ficando através deste aditivo prorrogada a vigência do presente convênio por mais 120 dias após o término do curso, conforme plano de trabalho, constituído pela caracterização acadêmica e financeira, que passa a ser parte integrante deste instrumento”.

12) Universidade de São Paulo
Objetivos: ”O presente aditivo tem por objeto a alteração do total de vagas Curso VI Escola Avançada em Big Data Analysis, conforme caracterização acadêmica/financeira que passa a ser parte integrante deste instrumento”.

13) Departamento de Água e Esgoto de Bauru
Objetivos: ”Avaliação do impacto do lançamento do lodo da ETA do DAE Bauru (SP) sobre a qualidade da água do corpo receptor e de trecho do Rio Batalha”.

14) Prefeitura Municipal de Cordeirópolis
Objetivos: ”Caracterização limnológica das represas do Barro Preto I, II e Represa do Cascalho (Mirante) como contribuição à operação do sistema de abastecimento de água potável no Município de Cordeirópolis: algas, cianobactérias, plantas aquáticas e nutrientes, bem como a delimitação espacial das microbacias que envolvem tais represas”.

15) Instituto Ekos Brasil
Objetivos: ”Análise de dados relacionados a toxicidade do rejeito proveniente do rompimento da barragem da Samarco sobre a ictiofauna”.

16) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão Introdução aos Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação (curso a distância), a ser ministrado de 25/03/2022 a 26/03/2022″.

17) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão Introdução aos Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação (curso a distância), a ser ministrado de 24/06/2022 a 25/06/2022″.

18) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 26/06/2022 “.

19) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão VI Escola Avançada em Big Data Analysis, a ser ministrado de 10/10/2022 a 14/10/2022″.

20) Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP/Universidade de São Paulo através da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC
Objetivos: “A transferência de recursos financeiros, pela CONCEDENTE à CONVENENTE, para a execução do Projeto intitulado “COOPERAÇÃO BRASIL – SUÉCIA – Desempenho do Motor e Gerenciamento do Motor (EPEM)”.

21) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS/Universidade de São Paulo
Objetivos: “A união de esforços dos partícipes para o desenvolvimento do Projeto de P&D intitulado “Modelagem numérica e experimental do padrão de escoamento vertical e inclinado com gases densos”.

22) CCR S.A. – Filial GBS/Escola de Engenharia de São Carlos – USP
Objetivos: “Desenvolver uma metodologia para análise técnico-econômica de possíveis soluções para os projetos dos sistemas elétricos referentes aos ativos do transporte rodoviário do Grupo CCR, visando aumentar a eficiência dos procedimentos relacionados ao desenvolvimento e análise de diferentes potenciais e soluções voltadas para aplicações em rodovias”.

23) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS/Universidade de São Paulo
Objetivos: “A participação da PETROBRÁS na melhoria e estabelecimento de infraestrutura para o estudo da floculação pneumática de óleo em água em trocadores de calor, nas instalações do Laboratório de Engenharia Térmica e Fluídos/LETEF/EESC/USP, visando a capacitação da EXECUTORA para realização de pesquisas/testes/estudos”.

1) Universidade de São Paulo
Objetivos: “Alterar o prazos de vigência do convênio “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Especialização em “Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais”, a ser ministrado de 15/02/2021 a 15/11/2022, ficando através deste aditivo prorrogada a vigência do presente convênio por mais 120 dias após o término do curso, conforme plano de trabalho, constituído pela caracterização acadêmica e financeira”.

2) Autopista Litoral Sul S/A
Objetivos: ”Considerando o atraso de alguns contratos do Projeto 8 – RDT da Litoral Sul, tendo seu início oficial adiado para 01/03/2021, o prazo de execução do Contrato nº 22523 “Prestação de serviços para o desenvolvimento de estudo de redução de acidentes rodoviários por intervenções na sinalização horizontal e vertical, e na textura superficial dos pavimentos com avaliação de resultados pormeio de simulador de direção e modelagem estatística, a ser realizado no trecho sinuoso das Rodovias BR-116/376/PR e BR-101/SC”, inicialmente datado entre 01/10/2020 a 31/12/2022, fica prorrogado por mais 03 (três) meses, com vencimento em 31/03/2023, podendo ser prorrogado a critério das partes, mediante Termo Aditivo”.

3) Tecumseh do Brasil Ltda
Objetivos: “Apoio técnico no desenvolvimento e aprovação de lubrificantes, produtos químicos, componentes e materiais empregados na fabricação de compressores herméticos que sejam quimicamente compatíveis com gases refrigerantes selecionados pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia de Produtos; Desenvolvimento de metodologia de análises químicas para lubrificantes, aditivos, metais e polímeros, bem como, aprimoramento de testes de reatividade química e miscibilidade destes produtos com os componentes presentes nos compressores; Definição e encaminhamento de análises específicas a serem realizadas em parceria com universidades e centros de pesquisa, caso haja necessidade para a continuidade do desenvolvimento de produtos e solução de problemas”.

4) Hyco Tecnologia em Compósitos Híbridos Ltda
Objetivos: “A adesão da CONVENIADA ao Fundo de Bolsa da CONVENENTE, visando a concessão de Bolsa de Pesquisa em nível de Pós Doutorado”.

5) Prefeitura de Jataí
Objetivos: ”A elaboração de plano para a racionalização e modernização do sistema viário e de trânsito da cidade de Jataí/GO, visando à melhoria da segurança, da fluidez e da comodidade na movimentação de veículos e pedestres, prevendo transferência de conhecimento a equipe local”.

6) Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Objetivos: “Prestação de serviços de “Desenvolvimento e acompanhamento da implementação de um plano de readequação do sistema de transporte coletivo do município de São José do Rio Preto”.

7) Nouryon Pulp and Performance Indústria Química Ltda
Objetivos: ”Serviços de análise do potencial e performance da incorporação da sílica da CONTRATANTE em formulações de diversos produtos”.

8) Chris Cintos de Segurança Ltda
Objetivos: “Avaliação de temperatura de chama de geradores pirotécnicos de gases montados em dispositivo pré-tensionador de cadarço”.

9) Aeroalcool Tecnologia EIRELI
Objetivos: “Realização de pesquisa e desenvolvimento de um sistema de controle de conversores de potencia de um sistema de geração eólica que possui características específicas, projetados pela empresa Contratante”.

10) Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC
Objetivos: “Assessoria na análise de resultados de ensaios de laboratório e na concepção de itens normativos”.

11) EMBRAER S/A
Objetivos: “Ensaios aeroacústicos com modelo VTOL simplificado – Ensaio em túnel de vento”.

12) Departamento de Água e Esgoto de Bauru
Objetivos: “Caracterização limnológica da área de entorno da captação no rio Batalha (SP) como contribuição à operação da ETA do DAE Bauru: algas, cianobactérias, patógenos e nutrientes”.

13) Fundação Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos/Model Works Engenharia Ltda/DS Indústria Mecanica e Comércio EIRELI
Objetivos: “O desenvolvimento do projeto intitulado “Desenvolvimento, Prototipagem e Teste de um Sistema Regenerativo Integral Aplicado a um Veículo Leve Subcompacto”.

14) Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo – Escola Politécnica/Universidade de Brasília – UNB/Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa/Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC/Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis – IBEPE/Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A IPT/Universidade de São Paulo-Instituto de Energia e Ambiente
Objetivos: “O desenvolvimento do projeto intitulado “Desenvolvimento de um Veículo Urbano leve híbrido-flex (VHF-URBANO)””.

15) EMBRAER S/A/- Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo
Objetivos: “A cooperação cientifica e tecnológica entre a EESC-USP e a EMBRAER, com o gerenciamento administrativo e financeiro da FIPAI, com vistas ao desenvolvimento do Projeto intitulado “Investigação aeroacústica de plataformas com propulsão distribuída”.

16) EMBRAER S/A/- Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo
Objetivos: ” A cooperação cientifica e tecnológica entre a EESC-USP e a EMBRAER, com o gerenciamento administrativo e financeiro da FIPAI, com vistas ao desenvolvimento do Projeto intitulado “Modelagem & Simulação em Sistemas Aeronáuticos”.

17) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 12/03/2021 a 13/03/2021″.

18) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 14/03/2021″.

19) Hyco Tecnologia em Compósitos Híbridos Ltda
Objetivos: “O estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a CONVENIADA e a CONVENENTE, a ser realizado através de trabalhos de interesse comum entre as partes, denominados sub-programas, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivo a este Convênio”.

20) Tupy S/A
Objetivos: “Estudo da fadiga termomecânica e micromecanismos de falha em ferros fundido de alta resistência mecânica”.

21) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão Manufatura Híbrida: Impressão 3D com Usinagem, a ser ministrado de 06/10/2021 a 24/11/2021″.

22) Universidade de São Paulo/Bramagran Brasileiro Marmore e Granito Ltda/Cajuram Granitos e Marmores do Brasil Ltda/Magban e Granitos Aquidaban Ltda
Objetivos: “A execução do projeto de pesquisa intitulado “Rochas Artificiais obtidas com rejeitos minerais”.

23) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Atualização Tecnologias avançadas em processos abrasivos, a ser ministrado de 24/03/2022 a 24/10/2022″.

24) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos usando PVSYST (curso a distância), a ser ministrado em 27/03/2022″.

1) Andritz Hydro Ltda
Objetivos: “A prestação de serviços de desenvolvimento de assessoria de projeto de P&D relacionado ao Desenvolvimento de “Metodologia para troca das buchas inferiores de palheta”.

2) Usina Batatais S/A – Açúcar e Álcool
Objetivos: ”Estudo dos fatores intervenientes na eutrofização acelerada de braço do reservatório de Promissão (Sabino, SP): monitoramento da água e do sedimento e testes laboratoriais”.

3) Alliage S/A Indústria Médico Odontológica
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do convênio “Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de um sistema para processamento de imagens integrado à sensores de raios X odontológicos para melhoria na qualidade de imagens e redução das doses de radiação”, por 60 (sessenta) dias, passando a considerar a data final de 12 de abril de 2020”.

4) Pablo Sanches Garcia EPP
Objetivos: ”Consultoria judicial em processo de sinistro, envolvendo a Fairfax Brasil Seguros Corporativos S/A”.

5) JGP Consultoria e Participações Ltda
Objetivos: ”Triagem, identificação e emissão de laudo técnico do material biológico (peixes) coletado no alto curso do rio Juruena, Estado do Mato Grosso”.

6) Unilever Brasil Ind. Ltda
Objetivos: “Gestão da Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida do gás natural e cavaco de eucalipto”.

7) Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações Ltda
Objetivos: ”Prorrogar o prazo de vigência, por mais 12 meses, do Contrato “cooperação acadêmica entre o Grupo de Pesquisa em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e a BRAILE para o direcionamento de atividades, com foco em análise de cultura organizacional, priorização de ações e alinhamento estratégico da organização de forma a sustentar a evolução de cultura e o crescimento sustentável da organização”, a partir de 05/09/2020.

8) Autopista Litoral Sul S/A
Objetivos: “Prestação de serviços para o desenvolvimento de estudo de redução de acidentes rodoviários por intervenções na sinalização horizontal e vertical, e na textura superficial dos pavimentos com avaliação de resultados por meio de simulador de direção e modelagem estatística, a ser realizado no trecho sinuoso das Rodovias BR-116/376/PR e BR-101/SC”.

9) Lins Agroindustrial S/A
Objetivos:”A vigência do contrato “Estudo dos fatores intervenientes na eutrofização acelerada de braço do reservatório de Promissão (Sabino, SP): monitoramento da água e do sedimento e testes laboratoriais”, será de um ano e seis meses contados a partir de 20/01/2020, encerrando-se em 18/07/21.”.

10) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS
Objetivos: ”A união de esforços dos partícipes para o desenvolvimento do Projeto P&D intitulado “Remoção de óleo por meio de floculação pneumática com a injeção de bolhas de ar em trocadores de calor”.

11) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS
Objetivos: ”Dilatar o prazo do Contrato nº 0050.0096523.15.9 “Desenvolvimento do projeto de P&D intitulado “Escoamento Bifásico Líquido-Gás Denso em Dutos Horizontais, inclinados e Verticais” em 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos, a partir de 01/12/2020”.

12) DOW Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda
Objetivos: ”Preparação de amostras e caracterização reológica de ligantes asfálticos”.

13) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 29/05/2020 a 30/05/2020″.

14) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 31/05/2020″.

15) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Especialização Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais, a ser ministrado de 15/10/2020 a 15/07/2022″.

16) BTZ Tecnologia Ltda/Universidade de São Paulo
Objetivos: “Estudos numérico (CFD – mecânica dos fluidos computacional) e experimental do escoamento gás-sólido no tê de separação pneumática relativamente à eficiência de segregação dos constituintes do particulado. Em específico, deve-se determinar a influência do ângulo de saída e relação de diâmetros no campo de escoamento da fase contínua bem como sobre a trajetória de partículas de diferentes características aerodinâmicas. Além disso, serão realizados ensaios laboratoriais de operação do separador para validação dos resultados”.

1) Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato “Desenvolvimento de tecnologia de revestimento refratário monolítico de panelas de aço para uma melhor gestão energética deste dispositivo”, por mais 12 (doze) meses a contar de 01/02/2019.

2) Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações Ltda
Objetivos: ”Prorrogar o prazo de vigência, por mais 18 meses, do Contrato “cooperação acadêmica entre o Grupo de Pesquisa em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e a BRAILE para o direcionamento de atividades, com foco em análise de cultura organizacional, priorização de ações e alinhamento estratégico da organização de forma a sustentar a evolução de cultura e o crescimento sustentável da organização”; complementar o plano de trabalho e acrescentar o valor de R$ 40.000,00”.

3) Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SeMAE
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato “A elaboração de projeto de melhorias relativas ao sistema de tratamento de esgoto que atende a sede do município de São José do Rio Preto”, por mais 34 dias, até 26.04.2019”.

4) Itaipu Binacional
Objetivos: “Serviços de análise da soldagem e investigação de possíveis descontinuidades nos condutores ocos das barras estatoricas dos Geradores da Usina Hidrelétrica de Itaipu”.

5) Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – São Carlos
Objetivos: “Fica aditado o contrato nº 33/2018 “A execução de serviços especializados de engenharia e consultoria a fim de identificar falhas de projeto e problemas apresentados na construção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Monjolinho” a prorrogação de seu prazo de execução por 25 (vinte e cinco) dias, ou seja, até 20 de junho de 2019″.

6) Suzano Papel e Celulose S/A
Objetivos: “A implementação de recursos financeiros por parte da Suzano. A participação da FIPAI para o recebimento dos recursos financeiros, bem como, o gerenciamento administrativo e financeiros de todos os recursos provenientes do aditivo”.

7) Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Objetivos: “Prorrogar o contrato nº 01/2017 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Especialização em Planejamento & Regulação & Benchmarking aplicados ao Saneamento, por um período de 01 (um) mês, a partir de 15/05/2019.”.

8) Prefeitura Municipal de São Carlos
Objetivos: “Consultoria especializada para coordenação, pesquisa e elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

9) Afinko Soluções em Polímeros Ltda
Objetivos: “A prestação de serviços referentes a: Reometria capilar em 80 amostras; Análise Térmica Dinâmico Mecânica (DMA) em amostras; Ensaios de Calorimetria diferencial de varredura em 48 amostras; Ensaios de espectroscopia no infra-vermelho em 50 amostras; Ensaios de tração em 100 amostras; Ensaios de termogravimetria em 80 amostras e Ensaios de Temperatura de Deflexão Térmica (HDT) em 100 amostras ângulo de contato em 2 amostras”.

10) PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S/A
Objetivos: “A união de esforços dos partícipes para o desenvolvimento do Projeto de P&D “Método não intrusivo para medir a vazão de gás baseado na propagação de sinais acústicos”.

11) Águas de Guará Ltda
Objetivos: “Avaliação técnica do Sistema de Tratamento Biológico do Esgoto Sanitário”.

12) M.M da Silva Fibras e Resinas Sintéticas (MMSFRS)Ltda
Objetivos: “Realização de ensaios mecânicos dentro do projeto Perfis estruturais a partir de materiais compósitos reforçados por fibras obtidos pelos processo de filament winding”.

13) Prefeitura Municipal de São Carlos
Objetivos: ”Fica prorrogada a vigência do Contrato nº 44/19 “Consultoria especializada para coordenação, pesquisa e elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, a contar de 21 de setembro, expirando em 10 de novembro de 2019.

14) EMBRAER S/A
Objetivos: “A cooperação científica e tecnológica entre a USP-EESC e a EMBRAER, com gerenciamento das atividades administrativas e a gestão de recursos financeiros pela FIPAI, com vistas ao desenvolvimento conjunto pelas partes do Projeto “Projetos de Modelagem & Simulação em Sistemas Aeronáuticos”.

15) AW Faber-Castell S/A
Objetivos: “Assessoria para avaliação de ciclo de vida de um marcador de texto da Faber-Castell produzido na Áustria e seu comparativo com o produzido em Manaus”.

16) Blue Cube Brasil Comércio de Produtos Químicos Ltda
Objetivos:”Estudo da influência do nível de teor de água de um sistema de infusão de resina epóxi nas propriedades mecânicas de compósitos”.

17) Autopista Litoral Sul S/A
Objetivos: “Desenvolvimento de estudos, planejamento e supervisão para um conjunto de testes a serem realizados na área de escape localizada na Rodovia BR 376/PR Km 667+ 300 Sul.”.

18) Águas de Mineiros do Tietê Concessão de Serviços de Saneamento Ltda
Objetivos: “Avaliação técnica do Sistema de Tratamento Biológico do Esgoto Sanitário de Mineiros do Tietê – SP”.

19) Universidade de São Paulo/Escola de Engenharia de São Carlos
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Especialização em Sistemas Aeronáuticos, a ser realizado no período de 08 de março de 2019 a 30 de novembro de 2020”.

20) Universidade de São Paulo/Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC)
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Extensão em Infraestrutura de Transportes e Gestão de Projetos, a fim de promover a vinda de Engenheiros da República do Paraguai de acordo com a proposta e pelo cumprimento do programa estabelecido na respectiva Caracterização Acadêmica. Os engenheiros provenientes da República do Paraguai participarão de Módulos constituídos de disciplinas especializadas e escolhidas para o curso, conferências, visitas técnicas selecionadas,sendo que a duração da estada não deverá exceder 01 (um) ano acadêmico, ou seja, 02 (dois) semestres”.

21) Universidade de São Paulo/Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC)
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Extensão em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura, a fim de promover a vinda de Engenheiros da República do Paraguai de acordo com a proposta e pelo cumprimento do programa estabelecido na respectiva Caracterização Acadêmica. Os engenheiros provenientes da República do Paraguai participarão de Módulos constituídos de disciplinas especializadas e escolhidas para o curso, conferências, visitas técnicas selecionadas, sendo que a duração da estada não deverá exceder 01 (um) ano acadêmico, ou seja, 02 (dois) semestres”.

22) Universidade de São Paulo/Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC)
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Extensão em Projeto Estrutural de Pontes e Gestão de Projetos , a fim de promover a vinda de Engenheiros da República do Paraguai de acordo com a proposta e pelo cumprimento do programa estabelecido na respectiva Caracterização Acadêmica. Os engenheiros provenientes da República do Paraguai participarão de Módulos constituídos de disciplinas especializadas e escolhidas para o curso, conferências, visitas técnicas selecionadas, sendo que a duração da estada não deverá exceder 01 (um) ano acadêmico, ou seja, 02 (dois) semestres”.

23) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Especialização em Engenharia de Produção a ser realizado no período de 05 de Abril de 2019 a 12 de dezembro de 2020″.

24) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 12/04/2019 a 13/04/2019″.

25) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 14/04/2019″.

26) Unilever Brasil Industrial Ltda
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo do Curso “Inovando por meio da Economia Circular”, a ser ministrado de 29/07/2019 a 31/07/2019″.

27) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 23/08/2019 a 24/08/2019″.

28) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 25/08/2019″.

29) Alliage S/A Industrias Médico Odontológica
Objetivos: “Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de um sistema para processamento de imagens integrado à sensores de raios X odontológicos para melhoria na qualidade de imagens e redução das doses de radiação”.

30) Blue Cube Brasil Comércio de Produtos Químicos Ltda
Objetivos: “O estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico (“Programa”) entre a Conveniada e a Convenente, a ser realizado através de trabalhos de interesse comum entre as Partes, denominados Trabalho, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivo a este Convênio”.

1) Prefeitura Municipal de Votuporanga
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato nº 274/2017 “assessoria técnica especializada para elaboração de um processo direcionado às necessidades futuras do Município de Votuporanga, no âmbito do transporte público urbano, fornecendo dados técnicos e diretrizes, para a elaboração do processo licitatório do transporte urbano”, por mais 04 (quatro) meses, contados a partir do dia 06/01/18, ou seja, até o dia 06 de maio de 2018”.

2) Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
Objetivos: ”Prorrogar o prazo de vigência do Contrato nº 051/17″Elaboração do Plano de Resíduos Sólidos do Município de Porto Ferreira” por 75 (setenta e cinco)dias, com início em 17/01/18 e término em 02/04/2018”.

3) Confederação Nacional da Indústria – CNI
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato nº 027209 “Estudo Circular na Indústria Brasileira” por 03 (três) meses, para vigorar de 15/01/18 a 15/04/18.

4) Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato nº 080/17 “Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Porto Ferreira” por 99 (noventa e nove) dias, com início em 09/02/18 e término em 18/05/2018”.

5) Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato “Desenvolvimento de tecnologia de revestimento refratário monolítico de panelas de aço para uma melhor gestão energética deste dispositivo”, por mais 12 (doze) meses a contar de 01/01/2018.

6) Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
Objetivos: “A prestação de assessoria técnica em engenharia de tráfego para o órgão gestor de trânsito do Município de Porto Ferreira SP, visando analisar e propor solução para ponto crítico (interseção) na malha viária urbana de Porto Ferreira, localizado na interseção envolvendo as avenidas Engenheiro Nicolau de Vergueiro Ferraz, Angelo Ramos, Rodolf Streit e Rua Mathias Cardoso”.

7) Lojas Renner S/A
Objetivos: “Realização de uma avaliação de ciclo de vida de dois produtos com a gestão do projeto para a transição à Economia Circular”.

8) Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SeMAE
Objetivos: “A elaboração de projeto de melhorias relativas ao sistema de tratamento de esgoto que atende a sede do município de São José do Rio Preto”.

9) Robert Bosch Ltda
Objetivos: “Definir proposições de valor que sirvam de base para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores para a área de saúde”.

10) Associação de Ensino de Ribeirão Preto
Objetivos: “Prestação de serviços referente a “Supervisão e orientação de discentes dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, inclusive ministrando aulas”.

11) Villares Metals S/A
Objetivos: ”Curso Mecânica da Fratura: Aspectos Gerais”.

12) Concessionária Raposo Tavares S/A
Objetivos: “Consultoria de apoio a CART durante a fase de construção da duplicação da Rodovia SP 225″.

13) MGFC Ind. Com. Microfusão Imp. Exp. de Peças Automotivas Ltda
Objetivos: “Avaliação da vida em fadiga de 3 superligas de Ni”.

14) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Objetivos: “Curso Mecânica da Fratura: Aspectos Gerais, com carga horária de 16 (dezesseis) horas”.

15) Fundação de Apoio Universitário – FAU
Objetivos: “Curso Mecânica da Fratura: Aspectos Práticos”.

16 EMBRAER S/A
Objetivos: “Serviços hot-films/coatings redução arrasto”.

17) MGFC Ind. Com. Microfusão Imp. Exp. de Peças Automotivas Ltda
Objetivos: “Realização de ensaios em mais 15 (quinze) corpos de prova”.

18) Agência de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde – Goiás
Objetivos: “A prestação de serviços e assessoria para viabilidade do Plano de Mobilidade Urbana e subsídios à Lei de Mobilidade Urbana em concordância com o Plano Diretor do Município para atender as necessidades da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde – Goiás”.

19) Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SeMAE
Objetivos: “Prorrogar o prazo de vigência do Contrato “A elaboração de projeto de melhorias relativas ao sistema de tratamento de esgoto que atende a sede do município de São José do Rio Preto”, por mais 150 dias, a contar de 24.10.2018 a 23.03.2019″.

20) Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE São Carlos
Objetivos: “A execução de serviços especializados de engenharia e consultoria a fim de identificar falhas de projeto e problemas apresentados na construção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Monjolinho”.

21) Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Objetivos: “Prorrogar o contrato nº 01/2017 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Especialização em Planejamento & Regulação & Benchmarking aplicados ao Saneamento, por um período de 03 (três) meses, a partir de 15/02/2019”.

22) Universidade de São Paulo/Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC)
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Extensão em Engenharia de Infraestrutura de Transportes, a fim de promover a vinda de Engenheiros da República do Paraguai de acordo com a proposta e pelo cumprimento do programa estabelecido na respectiva Caracterização Acadêmica. Os engenheiros provenientes da República do Paraguai participarão de Módulos constituídos de disciplinas especializadas e escolhidas para o curso, conferências, visitas técnicas selecionadas, sendo que a duração da estada não deverá exceder 01 (um) ano acadêmico, ou seja, 02 (dois) semestres”.

23) Universidade de São Paulo/Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC)
Objetivos: “A colaboração no oferecimento e gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Extensão em Engenharia de Infraestrutura de Transportes, a fim de promover a vinda de Engenheiros da República do Paraguai de acordo com a proposta e pelo cumprimento do programa estabelecido na respectiva Caracterização Acadêmica. Os engenheiros provenientes da República do Paraguai participarão de Módulos constituídos de disciplinas especializadas e escolhidas para o curso, conferências, visitas técnicas selecionadas, sendo que a duração da estada não deverá exceder 01 (um) ano acadêmico, ou seja, 02 (dois) semestres”.

24) Braile Biomédica Indústria, Comércio e Representações Ltda
Objetivos: “A cooperação acadêmica entre o Grupo de Pesquisa em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e a BRAILE para o direcionamento de atividades, com foco em análise de cultura organizacional, priorização de ações e alinhamento estratégico da organização de forma a sustentar a evolução de cultura e o crescimento sustentável da organização”.

25) Tecumseh do Brasil Ltda
Objetivos: “A cooperação entre os partícipes, para a realização de pesquisas na área de refrigeração por compressão à vapor, visando a execução do projeto denominado “Modelagem Transiente de Sistema de Refrigeração por compressão a vapor”.

26) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 15/06/2018 a 16/06/2018″.

27) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 17/06/2018″.

28) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão “Usabilidade para Produtos Médicos”, a ser ministrado no dia 31/08/2018″.

29) Universidade de São Paulo/GPTI – Gestão de Projetos em Tecnologia Industrial S/S Ltda
Objetivos: “Execução de ensaios experimentais no circuito de transporte pneumático do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais do Departamento de Engenharia Mecânica, situado na Área 2 da USP São Carlos”.

30) Instituto de Pesquisas Eldorado
Objetivos: “O estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a CONVENIADA e a CONVENENTE, a ser realizado através de trabalhos de interesse comum entre as partes, denominados sub-programas, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivo a este Convênio”.

31) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, a ser ministrado de 09/11/2018 a 10/11/2018″.

32) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Dimensionamento avançado de sistemas fotovoltaicos usando PVSYST, a ser ministrado em 11/11/2018″.

33) Universidade de São Paulo
Objetivos: “A colaboração no gerenciamento administrativo e financeiro do Curso de Difusão em Liderança e Habilidades Sociais na gestão de serviços de saúde, a ser ministrado em 24/11/2018″.

1) BEMO do Brasil Sistemas Metálicos Ltda
Objetivos: “Análise Teórica do Comportamento Estrutural e Elaboração de Curvas para Dimensionamento de Telhas Metálicas Zipadas”.


2) Aços Villares S/A
Objetivos: “Ensaios de torneamento cilíndrico externo para determinação de curvas de Taylor e Acompanhamento de desgaste de ferramentas de corte”.

3) Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SEMAE – São José do Rio Preto

Objetivos: “Elaborar edital de licitação para a contratação do Projeto Executivo da Estação de Tratamento de Esgoto, aprovada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, bem como acompanhar o processo licitatório até a contratação da empresa vencedora”.

 

4) Secretaria General de La Organizacion de Los Estados Americanos

Objetivos: “Proyecto Sistema Acuifero Guarani (SAG); B) El lugar de entrega y/o de efecucion del Trabajo es: Montevideo, Uruguay”.

 

5) Justino de Moraes, Irmãos S/A

Objetivos: “Consultoria no Acompanhamento de Projeto de Implementação de Produção Enxuta”.

 

6) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Testes de Fadiga na Carcaça da Transmissão – Dispositivo ensaio fixação carcaça, análise química e microestrutural e ensaio em mesa vibratória”.

 

7) Companhia de Gás de São Paulo – COMGÁS

Objetivos: “Realização de pesquisas na área GÁS, visando ao desenvolvimento de novas técnicas e utilizações para esse energético.

 

8) Centrovias Sistemas Rodoviários S/A

Objetivos: “Realização de ensaios estático e dinâmico antes e após os serviços de recuperação estrutural da OAE localizada na rodovia SP 310, km 206+600, Transversal, no município de Itirapina/SP”.

 

9) PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S/A

Objetivos: “Patrocínio, ao projeto denominado Os Pioneiros da Habitação Social no Brasil”.

 

10) Justino de Morais, Irmãos S/A

Objetivos: “”Assessoria para definição e acompanhamento de um programa de melhoria do processo de desenvolvimento de produtos da JUMIL”.

 

11) Quimifort Indústria e Comércio Ltda – ME

Objetivos: “Exame Bacteriológico da Água”.

 

12) TAM – Linhas Aéreas S/A

Objetivos: “Monitoramento da Qualidade das Águas Subterrâneas e de Potabilidade”.

 

13) Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS

Objetivos: “Desenvolvimento de uma análise teórica e experimental de perfis formados a frio usuais (perfil U, perfil U enrijecido e dupla cantoneira), submetidos à compressão, com o objetivo de avaliar os modos combinados de instabilidade e a adequação das curvas de resistência adotadas pelas normas de dimensionamento”.

 

14) Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS

Objetivos: “Apoio financeiro, ao Programa e ao Fundo para Concessão de Bolsas da FIPAI, visando a concessão de Bolsa de Mestrado para o desenvolvimento de pesquisa na área de Estruturas e/ou Construção Metálica”.

 

15) Cinexpan Indústria e Comércio de Argila Expandida Ltda

Objetivos: “Apoio financeiro, ao Programa e ao Fundo para Concessão de Bolsas da FIPAI, visando a concessão de Bolsa de Iniciação Científica para o desenvolvimento de pesquisa na área de Construção Civil”.

 

16) Latina Eletrodomésticos S/A

Objetivos: “Projeto da Pá do Ventilador”.

 

17) Instituto Arruda Botelho

Objetivos: “Viabilização do projeto HPA (Human Powered Aircraft) para construir uma aeronave movida por propulsão humana, projetada pelos alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica e pelo Laboratório de Aerodinâmica do Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo”.

 

18) Votorantim Celulose e Papel

Objetivos: ” Biomonitoramento do Rio Paraíba do Sul”.

 

19) Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS

Objetivos: “Apoio financeiro, à participação de professores, pesquisadores e alunos do Curso de Mestrado em Construção Metálica da Escola de Engenharia da USP São Carlos em congressos, seminários e reuniões técnico-científicas”.

 

20) Randon S/A Implementos e Participações

Objetivos: “Disponibilização de Especialistas nas atividades do programa de “Especialização em Engenharia Automotiva; Disciplinas: Propulsão/Tração Veicular; Frenagem Veicular”.

 

21) Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda

Objetivos: “Pesquisa a respeito da viabilidade de aplicação de aditivos espumantes da Contratante para produção de concreto celular para construção de moradia”.

 

22) EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A

Objetivos: “A Embraer será patrocinadora do evento “Semana da Engenharia Aeronáutica”, promovido pela patrocinada e a ser realizado no período de 08/08/05 a 13/08/05, no Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística da Escola de Engenharia de São Carlos”.

 

23) Robert Bosch Limitada

Objetivos: “Treinamento em Análise de Fadiga na industria automobilística para 10 engenheiros”.

 

24) Prefeitura Municipal de Piracicaba

Objetivos: “Acompanhamento da readequação do Aterro Sanitário e do TAC com tramitação junto a CETESB e de Monitoramento das águas subterrâneas no Município de Piracicaba “.

 

25) Comercial e Importadora Wild Ltda

Objetivos: “Execução de Treinamento no Projeto Furnas-GAMEC”.

 

26) SENAI – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

Objetivos: “Desenvolvimento de um “software” baseado em redes neurais para: definir as características das fibras que possuem uma forte correlação com as outras etapas do processo produtivo”.

 

27) MURBAN Mobiliário Urbano e Urbanização Ltda

Objetivos: “Assessoria para levantamento, análise e diagnóstico de espaços públicos abertos”.

 

28) Têxtil Cafi Ltda

Objetivos: “Estudo visando o Aperfeiçoamento da Operação do Sistema de Tratamento de Águas Residuárias Industriais da Têxtil Cafi Ltda, incluindo Diminuição da Geração de Resíduos”.


29) Linha Amarela S/A – LAMSA

Objetivos: “Preparo (laminação) e ensaio mecânico de 27 (vinte e sete) corpos-de-prova à tração monotônica quase estática de material composto carbono-epóxi”.

 

30) Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto

Objetivos: “Ensaios de Solo da Lagoa de Tratamento de Esgoto a fim de Instrução de Comissão Especial de Avaliação da Obra”.

 

32) Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – São Carlos

Objetivos: “Elaboração de Projeto de Serviço de Engenharia de Instrumentação e Automação”.

 

32) TAM Linhas Aéreas S/A

Objetivos: “Aprimoramento da operação, monitoramento e controle dos principais processos e operações envolvidos no sistema de tratamento de águas residuárias industriais e de desinfecção e estabilização final da água de abastecimento da TAM, localizado em São Carlos”.

 

33) Banco do Brasil – GEREL Campinas

Objetivos: “ORFIX – Atualização do CGE – Caderno Geral de Encargos – Argamassa Armada”.

 

34) PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S/A

Objetivos: “Avaliação da origem e disponibilidade de manganês e selênio em área de influência sobre o Rio Perequê”.

 

35) Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP

Objetivos: “Prestação de Serviço de Batimetria – Cantareira”.

 

36) Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS

Objetivos: “Análises de variação de temperatura e determinação dos esforços resistentes dos elementos estruturais de aço formados a frio de edifícios de interesse social em situação de incêndio”.

 

37) Associação Civil Universidade Solidária – UNISOL

Objetivos: “A execução do projeto “O bambu como matéria-prima sustentável para geração de renda e inclusão social no município de Fazenda Rio Grande – Paraná”.

 

38) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Teste de fadiga termomecânica em ligas de ferro fundido cinzento para discos de freio. Contratação conforme memorial descritivo”.

 

39) Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Objetivos: “Desenvolvimento de Modelo Numérico para Gerenciamento de Recursos Hídricos Subterrâneos na Área do Projeto Piloto de Ribeirão Preto”.

 

40) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Teste de Fadiga Termomecânica em Discos de Freio de Ferro Fundido; Propriedades Mecânicas de Tração e Fadiga Termomecânica de ligas de alumínio de Alto silício Liga AlSi9Cu3”.

 

41) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Análise Metalográfica, nas camisas de cilindros de blocos de motores”.

 

42) Technip Engenharia S/A

Objetivos: “Estudo de Transientes Hidráulicos”.

 

43) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Estudos para determinar a aptidão do território e orientar a escolha de um novo local para implantação de aterro sanitário no município de São Carlos”.

 

44) Prefeitura Municipal de Catanduva

Objetivos: “Serviços técnicos especializados, objetivando assessorar a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Catanduva a resolver problemas relacionados a tráfego no centro e em pontos isolados da cidade e transferir conhecimento necessário para resolver problemas de tráfego urbano mais comuns”.

 

45) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Testes de roleteamento para Arvore de Manivelas”

 

46) General Motors do Brasil Ltda

Objetivos: “Teste de fadiga termomecânica em ligas de ferro fundido cinzento para discos de freio”.

 

47) Prefeitura Municipal de Brotas

Objetivos: “Serviços técnicos especializados para Caracterização Básica do Município de Brotas e de avaliações preliminares na forma de um Caderno de Diagnósticos, para as áreas de planejamento urbano e ambiental, como fomento para a elaboração do Plano Diretor do Município de Brotas, Estado de São Paulo”.

 

48) Rio Paracatu Mineração S/A

Objetivos: “Execução de ensaio triaxial, corpo-de-prova não saturado. Execução de ensaio triaxial, corpo-de-prova saturado por contra-pressão”

 

49) Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Objetivos: “Desenvolvimento de Modelo Numérico de Fluxo para Estimativa de Cenários de Interferência no Aqüífero Guarani na Região das Bacias Hidrográficas do Tietê-Jacaré”.

 

50) Elektro – Eletricidade e Serviços S/A

Objetivos: “Pesquisa e Desenvolvimento referente a “Processo Industrial para Produção de Cruzetas Impregnada com Resina Poliuretana Derivada de Óleo de Mamona para Instalação nas Redes de Distribuição de Energia da ELEKTRO”.

 

51) LENC Laboratório de Engenharia e Consultoria Ltda

Objetivos: “Desenvolvimento de “Software” para Interação do Sistema de Radar Fotográfico Robot com o Sistema da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo para Emissão de Relatório de Infratores”.

 

52) Construtora Etapa Ltda

Objetivos: “Ensaios em Geomembranas”.

 

53) Justino de Moraes, Irmãos S/A

Objetivos: “Acompanhamento de um programa de melhoria do processo de desenvolvimento de produtos da JUMIL”.

 

54) Banco do Brasil – GEREL Campinas

Objetivos: “Orfix – Atualização das especificações técnicas padrão de Estruturas Metálicas – CGE – Caderno Geral de Encargos”.

 

55) Associação dos Amigos de Riviera (Riviera de São Lourenço, Bertioga,SP)

Objetivos: “Avaliação do Desempenho das Análises Químicas e Microbiológicas Implantadas no Laboratório Ambiental da Riviera de São Lourenço no Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano, Recreação e Proteção à Biota Aquática”.

 

56) Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM

Objetivos: “Análises físico-quimicas, com coleta de amostras, para testes de contra-prova aos resultados das análises apresentadas pelo CETEC, realizadas em julho/2005 no Rio São Francisco e nos tributários na região de Três Marias próximo a Votorantim Metais Zinco S/A, unidade Três Marias”.

 

57) Empresa de Desenvolvimento de Limeira S/A – EMDEL

Objetivos: “Ensaios Laboratoriais”.

 

58) Câmara Municipal de Amparo

Objetivos: “Emissão de parecer referente ao Sistema de Tratamento de Esgoto da cidade de Amparo – SP”.

 

59) SENAI – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

Objetivos: “Incorporação de módulos estatísticos ao “software” baseado em redes neurais”.

 

60) Sociedade Mineira de Cultura – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus de Poços de Caldas – SMC/PUC Minas

Objetivos: “Disponibilização de Especialistas à SMC/PUC Minas, nas atividades do curso “Especialização em Engenharia de Estruturas” oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus de Poços de Caldas”. Os especialistas ministrarão, especificamente, as disciplinas “Atualização do projeto de estruturas de concreto armado com a Norma NBR 6118:2003” e “Estrutura de madeira”.

 

61) ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo Ltda

Objetivos: “Estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, a ser realizado por meio de trabalhos de interesse comum entre as partes, denominados sub-programas, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivos a este convênio”.

 

62) Murban Mobiliário Urbano e Urbanização Ltda

Objetivos: “Estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, a ser realizado através de trabalhos de interesse comum entre as partes, denominados sub-programas, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivos a este Convênio”.

 

63) Sapra Assessoria S/A

Objetivos: “O presente convênio tem por objeto o estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, a ser realizado através de trabalhos de interesse comum entre as partes, denominados sub-programas, os quais serão descritos em específicos Termos Aditivos a este convênio”.

 

64) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA

Objetivos: “Realizar serviços técnicos de pesquisa e desenvolvimento e outros serviços técnicos profissionais especializados no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura e demais áreas afins, bem como nas áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico, tecnologia de alimentos e desenvolvimento de produtos, em atendimento a demandas de terceiros”.

1) Concessionária Ecovias dos Imigrantes S/A

Objetivos: “Estudo da Influência do Levantamento dos Eixos de Veículos Comerciais no Desempenho da Frenagem, Estabilidade e Segurança Veicular”.

 

2) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Assessoria Visando o Estudo e a Elaboração do Projeto de Usina de Reciclagem de Entulho e Depósito para Transbordo do Município de São Carlos – SP”.

 

3) Dabi Atlante Indústrias Médicos Odontológicas

Objetivos: “Consultoria no Acompanhamento de Projeto de Implementação de Produção Enxuta”.

 

4) Caixa Econômica Federal

Objetivos: “Desenvolvimento do Projeto Técnico Construindo Habitação Rural, com Recursos Locais e Renováveis, Ampliando as Oportunidades de Trabalho e Renda”.

 

5) Fundição Batatais Ltda

Objetivos: “Acompanhamento e Orientação na Implementação de Controle Estatístico do Processo de Usinagem”.

 

6) CESP – Companhia Energética de São Paulo

Objetivos: “Consultoria na Área de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com Enfoque nos Estudos Energéticos do Parque Gerador da CESP, Sob Regime de Execução Indireta de Acordo com as Especificações dos Serviços”.

 

7) Prefeitura Municipal de Ibaté

Objetivos: “Análise do Esgoto Afluente Efluente da Estação de Tratamento de Esgoto”.

 

8) Villares Metals S/A

Objetivos: “Ensaios de Torneamento Cilíndrico Externo para Determinação de Curvas de Taylor e Acompanhamento de Desgaste de Ferramentas de Corte”.

 

9) EMDEL – Empresa de Desenvolvimento de Limeira S/A

Objetivos: “Prestação de Serviços de Análise Laboratoriais, compreendendo 4 poços, 1 nascente, 3 lagoas e 1 corpo receptor (rio)”.

 

10) COPERSUCAR – Cooperativa Produção de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo

Objetivos: “Determinação do Consumo de Energia Associada ao Transporte Pneumático de Palha de Cana-de-Açúcar”.

 

11) CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Objetivos: “Desenvolvimento de Compensadores de Dispersão e Amplificadores Ópticos para Sistemas de 10 Gb/s, utilizando Fibras Ópticas Microestruturas”.

 

12) CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Objetivos: “Desenvolvimento de Algoritmos e Produção para Alocação de Recursos e Engenharia de Tráfego em Redes IP sobre WDM:Solução GMPLS”.

 

13) Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço

Objetivos: “Avaliação e Adequação do Laboratório Ambiental da Riviera de São Lourenço – RSL, de Acordo com a Nova Versão do CONAMA 20/86 Visando a Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental”.

 

14) Villares Metals S/A

Objetivos: “Adesão ao Fundo de Bolsas, visando a Concessão de Bolsa de Pesquisa em Nível de Pós-Graduação”.

 

15) Rodovia das Colinas S/A

Objetivos: “Avaliação das Condições dos Pavimentos da Rodovia Marechal Rondon – SP 300 do km 108-900 ao km 113+650, Sob Responsabilidade da Rodovia das Colinas S/A”.

 

16) Arno S/A

Objetivos: “Desenvolvimento de Ventiladores de Uso Doméstico”

 

17) Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SEMAE

Objetivos: “Revisão do Relatório Ambiental Preliminar (RAP), em Face da Mudança do Ponto de Instalação da Estação de Tratamento de Esgoto do Município”.

 

18) Horizon Desenvolvimento Tecnológico Agroindustrial Ltda

Objetivos: “Reprojeto, Dimensionamento e Verificações, Desenhos e Detalhamento do Rotor TRS 360”.

 

19) Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos – ParqTec

Objetivos: “Consultoria para Projeto do Pavimento e Compatibilização do Projeto Geométrico com o Projeto do Pavimento do São Carlos Science Park”.

 

20) Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – ABIMCI

Objetivos: “Diretrizes para o Credenciamento do Laboratório para a Realização de Ensaios de Caracterização Tecnológica de Painéis Compensados e para a Elaboração dos Relatórios Finais”.

 

21) Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso

Objetivos: “Aperfeiçoamento Industrial, Adequação e Modificação de Projetos para o Fórum da Capital”.

 

22) Pavi do Brasil Fabricação, Tecnologia e Serviços Ltda

Objetivos: “Ensaios de Flexão, Estático e Cíclico, em Segmentos de Postes de Concreto Armado Centrifugado, com o Objetivo de Verificar o Comportamento Mecânico das Ligações entre a Flange e o Fuste de Concreto (Região Traspasse)”.

 

23) Pirelli Pneus S/A

Objetivos: “Ensaios Isotérmicos de Dilatometria e Ensaios de Metalografias”.

 

24) CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Objetivos: “Execução do Projeto “Fibras Ópticas Avançadas para Utilização em Amplificadores Ópticos – Parte II – Fibras Baseadas em Germanatos””.

 

25) Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS

Objetivos: “Patrocínio ao projeto “Mogi-Guaçu”, contemplado na 1ª Seleção Pública do Programa Petrobrás Ambiental””.

 

26) Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço

Objetivos: “Avaliação do Desempenho das Análises Químicas e Microbiológicas Implantadas no Laboratório Ambiental da Riviera de São Lourenço – RSL no Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano, Recreação e Proteção à Biota Aquática”.

 

27) Rassini-NHK Autopeças S/A

Objetivos: “Adesão ao Fundo de Bolsas, Visando a Concessão de Bolsa de Pesquisa em Nível de Pós-Graduação”.

 

28) Renk Zanini S/A

Objetivos: “Desenvolvimento de um Software para Monitoramento Visual da Produção”.

 

29) Departamento de Água e Esgoto de Valinhos – DAEV

Objetivos: “Consultoria e Assessoria com Relação aos Serviços de Testes de Pré-Operação e Partida de Operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Capuava)”.

 

30) Rassini-NHK Autopeças S/A

Objetivos: “Adesão ao Fundo de Bolsas, Visando a Concessão de Bolsa de Pesquisa em Nível de Pós-Graduação”.

 

31) NSF Indústria e Comércio de Equipamentos para Instalações Comerciais Ltda

Objetivos: “Verificação do Atendimento do Produto Check-Out à Norma NR 17 e Realização de Análise Ergonômica do Produto”.

 

32) LABMAT Análises e Ensaios de Materiais S/C Ltda

Objetivos: “Montagem de Laboratório Destinado à Análise de Falhas, Treinamento e Assessoria Técnica”.

1) SAP BRASIL LTDA

Objetivos: “Programa para Acompanhamento e Desenvolvimento de um Grupo de Estagiários”.

 

2) EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A

Objetivos: “Simulação do Empenamento em Peças Usinadas a partir de Placas”.

 

3) Justino de Morais, Irmãos S/A

Objetivos: “Consultoria no Acompanhamento de Projeto de Implementação de Produção Enxuta”.

 

4) Caixa Econômica Federal

Objetivos: “Implementação da Metodologia de Avaliação do Programa Carta de Crédito Individual, Carta de Crédito Associativa, Pró-moradia e Pró-Saneamento, no Âmbito do Estado de Minas Gerais e Especificação/Homologação de um Sistema Informatizado Corporativo, a ser Desenvolvido pela CEF”.

 

5) Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE – Rio Claro

Objetivos: “Execução de Análises e Exames Laboratoriais, nos Sistemas de Tratamento de Esgoto – ETE Jardim das Palmeiras e ETE Jardim das Flores, no município de Rio Claro – SP ”.

 

6) SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto de São José do Rio Preto

Objetivos: “Consultoria para elaboração do Plano Diretor e Projeto Básico das Unidades de Tratamento Necessárias para Finalização do Projeto do Plano Diretor de Esgoto e do Relatório Ambiental Preliminar – RAP, do Município de São José do Rio Preto”.

 

7) Eucatex S/A Indústria e Comércio

Objetivos: “Estudo em uma Coluna de Prensa em Chapas Laminadas de Fibras”.

 

8) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Consultoria Ambiental para Assessoramento, Acompanhamento e Elaboração do Projeto “PRO-TIJUCO” – Projeto de Recuperação Ambiental das Várzeas visando o Plano Diretor a Montante da Bacia do Tijuco Preto – São Carlos – SP”.

 

9) Prefeitura Municipal de Piracicaba

Objetivos: “Assessoria e Acompanhamento do Encerramento do Aterro Sanitário do Pau Queimado e na Implantação do Novo Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Domiciliares”.

 

10) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Serviços de Controle da Qualidade de Serviços de Infra-Estrutura em Vias Públicas”.

 

11) CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais

Objetivos: “Desenvolvimento do Projeto “Produção de filmes DLC e Desenvolvimento de uma Metodologia para Incorporar Elementos Químicos Eletrocatalíticos do Tipo Pt, Ru e Ir, para Produção de Anodos com Aplicação em Células a Combustível””.

 

12) DAERP – Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto

Objetivos: “Assessoria para Especificação, Acompanhamento e Projeto de Instalação de Equipamento de Medição de Vazão Independente para Aferição e Monitoramento do Volume mensal de Esgotos Tratados na ETE’s de Ribeirão Preto”.

 

13) EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A

Objetivos: “Monitorização da Qualidade de Águas Subterrâneas”.

 

14) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Assessoria Visando a Implantação de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos”.

 

15) Rassini-NHK Autopeças S/A

Objetivos: “Desenvolvimento de Grampos conformados a Frio para Feixe de Molas”.

 

16) Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso

Objetivos: “Projetos Executivos Completos para a Construção do Edifício do Fórum da Capital”.

 

17) Fundição Batatais Ltda

Objetivos: “Acompanhamento de Projeto de Implementação de Produção Enxuta”.

 

18) Instituto de Tecnologia em Automação e Informática – ITAI

Objetivos: “Revisão do Projeto Pedagógico para Implementação do Curso de Engenharia Ambiental na Universidade Estadual do Oeste do Pará – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu – PR”.

 

19) Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e respectivas sub-bacias

Objetivos: “Consultoria e Assessoria para Elaboração de Planejamento Estratégico e Outras nas Áreas de Engenharia Sanitária, Agronômica, Florestal, Ambiental e de Resíduos Sólidos, Arquitetura e Saneamento, Envolvendo as Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e em Outras Regiões que Forem de Interesse do CONTRATANTE”.

 

20) Arno S/A

Objetivos: “Desenvolvimento e Teste de Metodologia para Projeto de Ventiladores de Uso Doméstico”.

 

21) S/A Paulista de Construções e Comércio

Objetivos: “Elaboração de Projeto de Protótipo para Tratamento de Líquidos Percolados Gerados no Aterro Sanitário de Nova Iguaçu – RJ”.

 

22) Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE – Rio Claro

Objetivos: “Análises e Exames Laboratoriais, nos Sistema de Tratamento de Esgoto – E.T.E. Jardim das Palmeiras e E.T.E. Jardim das Flores, do Município de Rio Claro – SP”.

 

23) Empresa Concessionária de Rodovias do Norte – ECONORTE; Rodovias Integradas do Paraná S/A – VIAPAR; Rodovia das Cataratas S/A; Caminhos do Paraná S/A; Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A; RODONORTE – Concessionária de Rodovias Integradas S/A

Objetivos: “Estudo Técnico para Avaliação das Conseqüências de CVC de 65,5t + 5% de Tolerância sobre o Peso Bruto Total – PBT conforme Lei Federal nº 7408 de 27/11/1985, inclusive consta da Instrução Normativa do DER/PR nº IN 002/DER-PR, com oito eixos e comprimento de 20,43 m nas Obras de Arte da Rede Viária do Anel de Integração do Paraná”.

 

24) RPS Engenharia Ltda

Objetivos: “Ensaios de Materiais e Componentes”.

 

25) ÁGUAS DE LIMEIRA S/A

Objetivos: “Estudo de Tratabilidade do Esgoto Afluente e Efluente das Unidades de Tratamento Preliminar, Lagoa Facultativa e Efluente Final da ETE Graminha, localizadas no Município de Limeira – São Paulo”.

 

26) Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE – Araraquara

Objetivos: “Elaboração do RAP – Relatório Ambiental Preliminar”.

1) Prefeitura Municipal de Itirapina

Objetivos: “Avaliação da Qualidade da Água da represa do Lobo (Broa), em conformidade com a resolução CONAMA n° 20/86, em seu art. 26, para fins de testes de balneabilidade de suas Águas”.

 

2) Aços Villares S/A

Objetivos: ”Ensaios de Usinabilidade de Aços AISI12Bl08 vazado normalmente e a mesma liga vazada por lingotamento contínuo”.

 

3) Contrato SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento

Objetivos: “Assessoramento Técnico nos serviços de Construção da Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Santa Mônica”.

 

4) Autovias S/A

Objetivos: “Avaliação da Precisão de Contagem Automática de Tráfego no trevo localizado no Km 30 + 100 m da rodovia SP-255, interseção com a rodovia SP-253 ”.

 

5) CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais

Objetivos: “Execução do projeto “Desenvolvimento de um novo substrato a base de PtO2/C para produção de cátodos e ânodos a serem utilizados em Células a Combustível de Polímero Iônico para Oxidação direta de etanol””.

 

6) Magnesita S/A

Objetivos: “Trabalhos profissionais visando o conhecimento dos fenômenos de secagem de concretos refratários”.

 

7) DaimlerChrysler do Brasil

Objetivos: “Consultoria nas áreas de Dinâmica Veicular, Motores e Agregados, Dinâmica da Frenagem, Sistemas de Aquisição de Dados e Avaliação de Desempenho”.

 

8) Votorantim Celulose e Papel S/A

Objetivos: “Biomonitoramento do Rio Paraíba do Sul na Área de Influência da VCP, por Meio de Análises Físicas, Químicas e Biológicas da Água e Sedimento, além de Bioensaios de Toxicidade”.

 

9) Cicopal S/A

Objetivos: “Consultoria sobre Tratamento de Efluentes Industriais”.

 

10) ETEL – Estudos Técnicos Ltda

Objetivos: “Assessoria na Implementação do Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Gerência de Pavimentos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – RS”.

 

11) Prefeitura Municipal de Piracicaba

Objetivos: “Análises Laboratoriais para monitorização junto ao Aterro Sanitário “PAU QUEIMADO” do Município de Piracicaba, das águas superficiais, subterrâneas e do chorume”.

 

12) Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP

Objetivos: “Estudo de Tratabilidade por Flotação de Ar Dissolvido (FAD), do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos do Município de Nhandeara”.

 

13) SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos

Objetivos: “Desenvolvimento de Alternativas para o Tratamento e Disposição Final do Esgoto Sanitário conduzido pelo emissário principal da área urbana da cidade de São Carlos”.

 

14) Themag Engenharia e Gerenciamento S/C Ltda

Objetivos: “Assessoria no Projeto de Dimensionamento de Reforço de Pavimento da Rodovia SP 098 – Mogi das Cruzes/Bertioga (km 55 ao km 98,1), considerando as Normas PRO 11 e PRO 269 e também Análises Mecanísticas e Dimensionamento de Pavimentos Novos pelo Método do Departamento de Estradas de Rodagem”.

1) Deloitte Consulting S/C Ltda

Objetivos: “Acompanhamento e Desenvolvimento Técnico e Comportamental de um Grupo de Estagiários”.

 

2) Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG

Objetivos: “Consultoria para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisas de Células de Polímero Condutor Iônico”, na CEMIG”.

 

3) Prefeitura Municipal de Piracicaba

Objetivos: “A Implantação de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos”.

 

4) Aços Villares S/A

Objetivos: “Testes de Usinabilidade dos Aços AISI 1212, AISI 12L14 e AISI 12L14+Te”.

 

5) Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento S/C Ltda

Objetivos: “Consultoria e Elaboração de Projetos correspondentes ao Parque Gerador de Vapor do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto”.

 

6) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Consultoria para Realização de Pesquisa Origem e Destino entre Usuários de Ônibus da cidade de São Carlos e Análise da Tarifa de Ônibus”.

 

7) Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A

Objetivos: “Ensaios de Compressão de Corpos-de-prova Cilíndricos de Concreto para as Obras da Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil Bolívia – TBG. Fornecimento de Bens e Execução de Serviços para a Construção, Montagem e Manutenção das Estações de Compressão de São Carlos”.

 

8) Prefeitura Municipal de Piracicaba

Objetivos: “Transferência de Tecnologia, Aperfeiçoamento Técnico e Treinamento de Pessoal, visando subsidiar Informações Técnicas para Atendimento as Definições relativas ao Zoneamento Ambiental Municipal”.

 

9) Hotelaria Accor Brasil S/A

Objetivos: “Consultoria para Elaboração do PARTHENON Projeto Conceitual, embasado em Estudos e Dados de Pesquisas sobre Habitação Contemporânea e Tendências de Comportamento desenvolvidas pelo Nomads.USP”.

 

10) Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE – Rio Claro

Objetivos: “Serviços Técnicos Profissionais Especializados na Avaliação do Sistema de Tratamento de Água da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), no Município de Rio Claro – SP”.

 

11) Companhia Energética de Minas Gerais

Objetivos: “Estudos de Avaliação do Estado da Arte na Formação de Intermediários da Reação de Oxidação do Etanol”, parte integrante, do Projeto Células de Polímero Condutor Iônico”.

 

12) Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE

Objetivos: “Serviços de Assessoria para Acompanhamento da Operação da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim”.

 

13) Prefeitura Municipal de Catanduva

Objetivos: “O Desenvolvimento de Pesquisa Origem/Destino entre os Usuários de Transportes Coletivos Urbanos de Catanduva, para o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito”.

 

14) Concessionária Ecovias dos Imigrantes S/A

Objetivos: “Consultoria para Análise do Desempenho Operacional da Área de Escape para Caminhões situada no Km 42 da pista sul da Via Anchieta”.

 

15) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Serviços Técnicos para Controle Tecnológico da Execução da Pavimentação Asfáltica”.

 

16) Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A

Objetivos: “Execução de Prova de Carga no Viaduto de Concreto localizado sobre os Trilhos da FEPASA no Km 148, próximo ao Município de Cataguá – SP”.

 

17) SAP Brasil Ltda

Objetivos: “O Gerenciamento de Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos – SCM”.

 

18) FMC Techonologies do Brasil S/A

Objetivos: “Curso sobre Desenvolvimento de Produtos com base no Cenário da Fábrica Integrada Modelo existente no NUMA”.

1) Votorantim Celulose e Papel S/A

Objetivos: “Serviços de Estudos de Biomonitoramento do Rio Paraíba do Sul”.

 

2) SAP Brasil Ltda

Objetivos: “Desenvolvimento de Cenários Demonstrativos de Gestão da Produção”.

 

3) Deloitte Consulting S/C Ltda

Objetivos: “Acompanhamento e Desenvolvimento Técnico e Comportamental de um grupo de Estagiários”.

 

4) Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG

Objetivos: “Consultoria para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisas de Células de Polímero Iônico, na CEMIG”.

 

5) Ullian Esquadrias Metálicas Ltda

Objetivos: “Implementação de Ações de Melhoria da Produção”.

 

6) Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari e respectivas Sub-bacias

Objetivos: “Serviços Especializados de Engenharia Sanitária, Ambiental e de Resíduos Sólidos, envolvendo Consultoria relacionada com estudos, projetos, construção, implantação e operação de obras nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari ou em outras regiões que forem de interesse do Contratante”.

 

7) PRODEMI – Progresso e Desenvolvimento do Município de Itu

Objetivos: “Serviços Técnico-Profissionais Especializados na Área de Infra-estrutura Viária”.

 

8) São Paulo Transportes S/A

Objetivos: “Sistema de Cobrança Automática de Passagens”

 

9) SEBRAE-MT

Objetivos: “Elaboração do Projeto de Estrutura Metálica Intermediária do nível 3, acima dos auditórios perfazendo uma área total de 1000 m2 e acima do bloco 1, perfazendo 780 m2, com vãos livres de até 20 m; Elaboração do Projeto da Escada de Fuga de Pânico exigida pelo Corpo de Bombeiros, do nível 3 para o nível 2 e Parecer Técnico da Licitação do Sistema de Ar Condicionado”.

 

10) Hewllet-Packard Computadores Ltda

Objetivos: “Pesquisa e Desenvolvimento de um Sistema Automático de Inspeção de Monitores de Vídeo”.

 

11) Editora Banas Ltda

Objetivos: “A Redação do Livro intitulado “Fábrica do Futuro”, edição especial da Revista OS”.

 

12) FUNCAMP – Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Objetivos: “Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização da Operação Energética para Sistema de Usinas Hidrelétricas do Rio Paranapanema”.

 

13) Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG

Objetivos: “Desenvolvimento de um Projeto de Pós-Doutorado em “Células Combustíveis de Polímero Condutor Iônico”.

 

14) Departamento de Estradas de Rodagem – DER – SP

Objetivos: “Serviços de Estudo Técnico para Análise das conseqüências do Tráfego de Veículos Especiais regulamentados pelo novo Código de Trânsito e Resolução 68/98, do CONTRAN, sobre as Obras de Arte Especiais da Rede Viária do DER”.

 

15) GERDAU S/A

Objetivos: “A Realização de 05 (cinco) Cursos de “Vivenciando o Avaiable-to-Promise”.

 

16) Consórcio COM/MBR – COM Engenharia e Comércio Ltda

Objetivos: “A Execução dos Projetos Completos para o Tratamento dos Gases da Estação Elevatória e da Estação de Tratamento de Esgotos, do Sistema ETE – Piracicamirim, visando a Eliminação Global dos Odores inerentes ao Processo nas Áreas Externas da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e Estação Elevatória (EE)”.

 

17) Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP

Objetivos: “Desenvolvimento Tecnológico de Sistema de Flotação por Ar Dissolvido para a Estação de Tratamento de Água do Município de Icem”.

1) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-BA

Objetivos: “Desenvolvimento de Metodologia para Diagnóstico Competitivo de Pequenas e Médias Empresa do Setor de Transformação de Plásticos, no Estado da Bahia, visando Subsidiar uma Ação Conjunta do SENAI com as Instituições Governamentais, Empresas, Universidades e Centros de Desenvolvimento Tecnológico”.

 

2) Fundação Dr. Amaral Carvalho

Objetivos: “Elaboração de RAP – Relatório Ambiental Preliminar para o Incinerador de Resíduos de Serviços de Saúde”, da Fundação Dr. Amaral Carvalho – Jaú – SP”.

 

3) Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE

Objetivos: “Estudo para Escolha da Melhor Alternativa Técnico-econômica e Elaboração do Projeto Hidráulico Básico Detalhado da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Principal”.

 

4) Deloitte Consulting S/C Ltda

Objetivos: “O Desenvolvimento de um Modelo Conceitual de Supply Chain Management para a Indústria Brasileira”.

 

5) Caixa Econômica Federal

Objetivos: “Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação dos Programas dos recursos do FGTS, conforme determinado pelo Conselho Curador do FGTS”.

 

6) Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Objetivos: “A Elaboração do Plano Diretor de Esgotos – Relatório Ambiental Preliminar – RAP, para fins de Licenciamento Ambiental do Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário do Município”.

 

7) Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Objetivos: “Inspeção Preliminar da Estrutura de Cobertura do Teatro Municipal de Ribeirão Preto”.

 

8) Motorola Industrial Ltda

Objetivos: “Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios em Paging, através da Realização do Concurso. Este Concurso envolve Equipes de Alunos da Universidade, os quais se empenharão no Desenvolvimento Completo da Solução até a sua Justificativa Técnico-econômica para a Criação de um Negócio”.

 

9) São Paulo Transporte S/A

Objetivos: “Consultoria na Implantação do Sistema de Cobrança Automática de Passagens de Ônibus do Município de São Paulo”.

 

10) Mercedes Benz do Brasil S/A

Objetivos: “Gerenciamento de Projetos. Estudos de um caso Prático em uma Indústria Automobilísticas Brasileira”; o estudo será desenvolvido por um bolsista de pós-graduação da área de Engenharia de Produção e resultará em Dissertação de Mestrado através da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

 

11) SAP Brasil Comércio e Representações Ltda

Objetivos: “Projeto de Desenvolvimento de Conceitos e Cenários sobre Cadeia de Suprimentos utilizando APO”.

 

12) Mercedes Benz do Brasil S/A

Objetivos: “Estudo dos Sistemas de Direção e Suspensões dos Caminhões da Mercedes Benz”; o estudo foi desenvolvido por um bolsista de pós-graduação da área de Engenharia Mecânica e resultou em Dissertação de Mestrado através da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

 

13) Xerox Comércio e Indústria Ltda

Objetivos: “Cenário de Desenvolvimento de Produto com base no TTM (time-to-market), que é a especificação do processo de Desenvolvimento de Produtos da Xerox, Realizar um Treinamento Completo utilizando o Cenário Desenvolvido”.

 

14) Debis Humaitá Services Latin América

Objetivos: “Suporte e Desenvolvimento de Aplicações CAE”.

 

15) Silicon Graphics Comércio e Serviços Ltda

Objetivos: “Métodos para Pré-processamento de Dados para o Processo de Descobrimento de Conhecimento em Banco de Dados”; o estudo foi desenvolvido por um bolsista de Doutorado da área de Computação e resultou em Tese de Doutorado, por intermédio do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação – USP.

 

16) Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Informática e Automação

Objetivos: “Manter uma troca constante de conhecimentos, sobre os Assuntos de interesse de ambas as entidades, através de Palestras, Cursos, Eventos ou Workshops, aproveitando dessa forma o Know-How, residente nas mesmas”.

 

17) CONENG Engenharia Ltda

Objetivos: “Dimensionamento de Lagoas de Estabilização segundo o Sistema Australiano, para a Estação de Tratamento de Esgotos III (ETE III) de Barretos”.

 

18) Motorola Industrial Ltda

Objetivos: “Programa de Desenvolvimento de Tecnologias Emergentes para Aplicação da Fotônica em Informática e Telecomunicações”.

1) Prefeitura Municipal de Franca

Objetivos: “Estudos de Macro Drenagem para a Cidade de Franca”.

 

2) Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Objetivos: “Elaboração dos Projetos Básico e Executivo da Estação de Tratamento de Esgotos do Município de Valinhos – SP”.

 

3) Planservi Engenharia Ltda

Objetivos: “Prova de Carga na Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná”.

 

4) Ferrovia Paulista S/A – FEPASA

Objetivos: “Estudo-Diagnóstico Ambiental e Avaliação de Cenários em Área da Estação Ferroviária da FEPASA, em Paulínia – SP”.

 

5) Solvay do Brasil S/A

Objetivos: “Monitoramento de Microrganismo Aeróbios e Anaeróbios por meio de Avaliação Qualitativa e Quantitativa de Amostras retiradas do Aterro Industrial de Organoclorados do Conjunto Habitacional Ecloro – Solvay do Brasil S/A”.

 

6) Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro – DAAE

Objetivos: “Projeto de uma Estação de Tratamento de Esgotos Sanitário com capacidade para atender uma população de 50.000 habitantes – Bacia 1 do Município de Rio Claro, e elaboração do RAP (Relatório Ambiental Preliminar) para a referida Estação de Tratamento de Esgotos (ETE)”.

 

7) Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FAEPA

Objetivos: “Assessoria para Implantação de novos Projetos na Área Térmica e Energética da Divisão de Engenharia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, bem como Aplicar e Corrigir as Deficiências existentes na referida Área”.

 

8) Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” CEETEPS

Objetivos: “Projeto de Planejamento Estratégico, Redirecionamento da Organização Acadêmica e Gestão da Qualidade de Produtividade junto ao CEETEPS, com fundamento na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação”.

 

9) Desenvolvimento Rodoviário S/A – DERSA

Objetivos: “Desenvolvimento de Programa Tecnológico Avançado para o Estabelecimento de Especificações Técnicas a serem utilizadas no Monitoramento e Acompanhamento de Obras em Túneis Rodoviários, através da Instrumentação dos Túneis da Rodovia Governador Carvalho Pinto”.

 

10) Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

Objetivos: “Modernização do Ensino de Instrumentação e Projeto de Sistemas Digitais e de Controle na Engenharia Elétrica e Mecânica da EESC-USP”.

 

11) Mercedes Benz do Brasil S/A

Objetivos: “O Estudo Metalúrgico do Processo de Fabricação do Par Coroa-Pinhão”.

 

12) Mercedes Benz do Brasil S/A

Objetivos: “O Estudo Termodinâmico do Sistema de Freios à Tambor de Veículos Pesados”.

 

13) Mercedes Benz do Brasil S/A

Objetivos: “Estudo e Otimização do Sistema de Refrigeração dos Motores Diesel MERCEDES BENZ”.

 

14) HECE Máquinas e Acessórios Indústria e Comércio Ltda

Objetivos: “O Desenvolvimento de uma Estrutura que Suporte a Integração das Empresas Parceiras no Projeto VIRTEC – Organização Virtual Tecnológica de São Carlos, assim como a Exploração de Oportunidades de Negócios através da Formação de Empresas Virtuais”.

 

15) Sociedade Educacional Uberabense

Objetivos: “Implantação de Sistema Automático de Aquisição e Armazenamento de Dados através do Processo Informatizado, em Tempo Real”.

 

16) Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE

Objetivos: “Elaboração do Projeto para Melhoria e Ampliação da Captação de Água Bruta do Rio Corumbataí”.

 

17) Departamento de Estradas de Rodagem – DER-SP

Objetivos: “Desenvolvimento tecnológico: na Área de Projetos de Engenharia; Conservação de Pavimentos; Restauração de Pavimentos. Promoção de Cursos e Treinamento Técnico na Área Rodoviária para Transferência de Novas Tecnologias para Engenheiros do DER-SP”.

 

18) Prefeitura Municipal de São Carlos

Objetivos: “Estudos e Projeto Emergencial Simplificado do Aterro Sanitário, Projeto de Ampliação do Aterro Sanitário, Acompanhamento e Fiscalização das Obras de Implantação, Estudos, Ensaios Tecnológicos, Relatórios”.

 

19) Usiminas Mecânica S/A

Objetivos: “Desenvolvimento do Projeto Integração de Empresas”.

 

20) Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

Objetivos: “PósTratamento de Efluentes de Reatores Anaeróbios por Processos Biológicos e Físico-Químicos Combinados”.

 

21) Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

Objetivos: “Aplicação de Radiação Ultravioleta e Oxidantes Alternativos para Desinfecção de Águas de Abastecimento”.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato com a gente!